Home Saúde Vida Saudável Sinto tonturas frequente: Qual médico devo procurar?

Sinto tonturas frequente: Qual médico devo procurar?

3 min read
0
1

A terceira queixa mais comum em consultórios médicos do Brasil é a tontura. O sintoma só fica atrás de dor e febre. Portanto, é certo: quem ainda não teve, em algum momento da vida, terá sinais como falta de equilíbrio, sensação de possível queda ou de que a cabeça está girando.

É importante destacar que a tontura não é uma doença, mas sim um sintoma. E, assim como os outros dois sintomas citados acima, a tontura pode ter uma série de razões ocultas, que vão desde anemia e arritmia do coração a falta de atividade física e estresse emocional. Raramente a tontura indica um problema neurológico mais sério.

tontura

O ideal é que um médico especialista (otorrino-laringologista) seja procurado assim que o sintoma aparecer. Dessa forma, ele vai fazer um diagnóstico e, descobrindo a causa, tirar o mal-estar da tontura, evitando que o paciente sofra desse mal por anos a fio.Em geral, as causas estão relacionadas com o labirinto, uma estrutura localizada no ouvido, que está relacionada à audição e equilíbrio. Quando ele é afetado por um dos fatores – que podem ser infecciosos, inflamatórios, entre outros — a pessoa fica com a sensação de ter perdido o equilíbrio.

O otorrino cuida do ouvido (oto), nariz (rino) e da laringe (laringo), o que faz desta uma das áreas mais amplas da medicina. Os sintomas que mais levam pacientes a este médico são obstrução nasal, o hábito de dormir de boca aberta e todas as outras alterações do sono provocadas por problemas respiratórios, inclusive o ronco.

Essas alterações acabam sendo preocupantes, pois é comum encontrar pessoas dormindo mal por questões respiratórias, o que influi na qualidade de vida. As doenças infecciosas que acometem o nariz, a orelha e a garganta, como otite, amidalite, faringite (inflamação da faringe), sinusite (inflamação dos seios da face) e rinite (inflamação da mucosa nasal) também levam muitos pacientes aos consultórios e ainda todos os tipos de alterações da voz, como a rouquidão.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais da Redação
Carregar mais Vida Saudável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

PM PRENDE ASSALTANTE EM SETE LAGOAS

PM prende assalto de loja esportiva …