Home Saúde Vida Saudável Chuva e os cuidados com a saúde

Chuva e os cuidados com a saúde

4 min read
0
0
23

Ocorrência de chuvas exige cuidados para evitar doenças como Leptospirose e Dengue.

Em períodos de chuvas intensas, a recomendação da Prefeitura de Sete Lagoas é redobrar a atenção com a saúde. Dezembro e janeiro são os meses com maior concentração de chuva e consequentemente os maiores índices de doenças relacionadas com a água, como a leptospirose e a dengue. A leptospirose é transmitida por uma bactéria eliminada pela urina do rato e que tem sua disseminação favorecida pelo solo úmido ou alagado. A dengue é provocada pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti que se cria na água limpa e acumulada pelas chuvas.

Para Mirtes Viana, Diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, a volta da chuva renova o alerta para essas duas doenças graves, sobre as quais a Prefeitura se empenha em prevenir. “Trabalhamos a dengue o ano inteiro. Um exemplo disso, é que em 2011 tivemos 90% a menos de casos notificados da doença em relação a 2010. Em relação a leptospirose, há dois anos não temos casos registrados na cidade, mas temos que ficar em alerta, trabalhando sempre na prevenção”, ressalta.

Além de cuidar da saúde, observa Mirtes, é preciso cuidar do meio ambiente. “Dengue acontece quando o mosquito encontra meios de desenvolver suas larvas e leptospirose quando há fatores propícios à reprodução dos ratos. É aí que entra a responsabilidade de cada um, contribuindo para que isso não aconteça”, chama a atenção.

PREVENÇÃO

Por isso, objetos que acumulem água fora ou dentro de casa precisam ser eliminados. É o caso de tampas, pneus e garrafas abandonados em quintais e jardins. Utensílios que não podem ser descartados como, por exemplo, comedouros de animais de estimação precisam ser lavados com esponja constantemente.

Para evitar a aproximação e procriação de ratos, é necessário acondicionar bem o lixo. O objetivo é que o roedor não tenha alimento, abrigo e água. Portas e janelas devem ser bem vedados para que o animal não entre em busca de alimento.

“Sempre é hora de combater a Dengue! Juntos somos mais fortes nessa luta”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais da Redação
Carregar mais Vida Saudável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Com evento municipal, Sete Lagoas se prepara para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

A oportunidade vem debater e construir, através de um diálogo entre o governo e a sociedad…