Com participações especiais de Pedro Morais e da dupla Dokttor e Shabê, artista reúne seus colegas também selecionados no Programa Música Minas em noite de lançamentos
Um passeio suingado, movido pelo original funk da soul music com paradas obrigatórias no reggae, salsa, afoxé e variações do samba (samba-funk, samba-rock…), que vai dar num punch que mistura, ainda, a percussividade aos timbres eletrônicos. Essa é a “viagem musical” proposta pelo novo show do cantor e compositor Tom Nascimento, intitulado “TecnoGroove”, que será lançado no próximo dia 26 de junho (sexta-feira), a partir das 22 horas, no Stúdio Bar (rua Guajajaras, 842, centro). Com participações especiais do cantor e compositor Pedro Morais e da dupla de rap Dokttor Bhu e Shabê, o show apresenta a face autor de Tom Nascimento. Na ocasião, será lançado o site oficial www.tomnascimento.com.br.
TecnoGroove
Acompanhado de banda com nova formação, Tom explora as potencialidades tecnológicas, como o uso de loop station, efeitos, samplers e o auxílio de um DJ, incorporados às técnicas de afro-beatbox e as batidas percussivas do violão, uma das marcas dele enquanto instrumentista. “Eu sempre trabalhei com música mais orgânica e agora estou me rendendo à tecnologia para potencializar minhas músicas, mas sem perder minhas características”, diz Tom. No palco, é acompanhado nesse novo trabalho pelos músicos Paulo Costa (baixo e samplers), DJ Ratto (turntablelism, conjunto de técnicas nos toca-discos, entre elas os scratchs), Johnny Herno (percussão e efeitos), Rodrigo Gonçalves (bateria) e dos backing vocals Ruly e Nequinho.
No repertório, pesam as músicas autorais, com novos arranjos e destaque para “Funk-se Rock-se”; “La Formica Teresa”, composta na Itália durante o verão europeu e que .teve lá clipe gravado; “Assim Não”, parceria com Tattá Spalla; “Você Pode”, parceria com Nito Landau; e a já conhecida “Menina Bela”, além de algumas “releituras radicais” – como ele prefere chamar -, que é o caso do clássico de Alceu Valença, “La Belle de Jour”, que foi transformado em funk. “Nos bares experimentei algumas dessas músicas e percebi a força delas, o que foi me mostrando o caminho para elaborar esse novo trabalho. Mas acredito também que a viagem que fiz à Itália ano passado para tocar foi decisiva. Retornei com novas composições, algumas bem vigorosas como ‘Funk-se Rock-se’ e ‘La Formica Teresa’”, acredita.
Será com “TecnoGroove” que Tom Nascimento circulará no projeto “Música Minas”, do Governo do Estado, em que foi selecionado para tocar em três capitais brasileiras e, coincidentemente, os convidados desse show de lançamento, Pedro Morais e Dokttor Bhu e Shabê, também estarão nos palcos dos mineiros fora das Gerais. O novo show também é referência de sonoridades, arranjos e repertório para o próximo cd de Tom Nascimento, em fase de pré-produção e que sucederá o disco “Unauaiaí” (2001), com previsão de lançamento para o próximo ano.
Fonte: BEBOP.





.jpg)