buscar
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 15h57 - da Redação

UPA 24h é inaugurada


Alterar tamanho da fonte  Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Redefinir tamanho da fonte

O prefeito Marcio Reinaldo inaugurou na última sexta feira (29), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Juvenal Paiva, localizada na Avenida Norte e Sul, 1700, Bairro São Sebastião. Também participaram da solenidade as seguintes autoridades: o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o deputado federal Eduardo Azeredo; o presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, vereador Marcio Paulino; o secretário municipal de Saúde de Sete Lagoas, Breno Henrique Simões; o promotor de Saúde da Comarca de Sete Lagoas, Marcelo Augusto Vieira; a superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Geralda Cristina Alves de Souza; o presidente do conselho municipal de Saúde, Gercino José dos Reis; o ex-prefeito Maroca, filho do homenageado que nomeia a UPA Dr. Juvenal Paiva; e o assessor da Casa Civil da Presidência da República, Joédis Marques Ferreira.

inauguracao-upa-slCom capacidade para atender cerca de 300.000 habitantes, população da região de cobertura, a unidade foi desenvolvida visando o atendimento de até 450 pacientes/dia. O local tem área física de 2.170 m².

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, tipo III, funcionará 24 horas por dia, com objetivo principal de atender com qualidade aos pacientes acometidos por casos agudos de natureza clínica, além de prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou trauma. A UPA conta com 12 leitos, cinco leitos de observação pediátrica, laboratório para exames internos, sala de medicação com oito cadeiras, sala de curativo, sala de sutura, sala de gesso, sala de micronebulização, sala de raio X e farmácia interna.

O local ainda oferecerá à população serviço de atendimento odontológico de urgência e emergência.

O secretário municipal de Saúde, Breno Simões abriu a solenidade e exaltou sua admiração pelo trabalho do prefeito Marcio Reinaldo. “Sei o quanto Marcio Reinaldo tem se dedicado para transformar Sete Lagoas na cidade que essa população merece, numa cidade que seja referência para Minas Gerais. Venho aqui cumprimentar todo o povo de Sete Lagoas por esse acontecimento que é a Unidade de Pronto Atendimento.”, declarou.

O representante da Presidência da República, Joédis Marques Ferreira, citou a extensa trajetória política do prefeito e afirmando que “não há nenhuma linha que o desabone. Temos que bater palmas para Marcio Reinaldo, porque essa obra é importante demais para a população de Sete Lagoas”, enfatizou. Joédis também comentou sobre a estreita relação do prefeito com Brasília. “Marcio Reinaldo não perdeu o costume de estar quase toda semana em Brasília. Ele já chega lá enrolado na bandeira de Sete Lagoas e região. Deixou de ser deputado federal para ser prefeito de vocês, lutando dia e noite. Sou testemunha disso! Marcio já tem garantido o dinheiro para fazer 100% da rede de esgoto de Sete Lagoas. Vai assinar um convênio liberando mais de70 milhões para essa obra.”

Também o secretário de Estado de Saúde, Antônio Marques, afirmou que Marcio Reinaldo, logo no início de seu mandato, aceitou o desafio que é liderar o Consórcio Público de Saúde. “Essa grande obra que estamos inaugurando hoje se integra numa grande rede de urgência e emergência de toda a macrorregião. Estamos inaugurando um equipamento muito importante, que é a síntese do SUS e vai impactar muito na área de urgência e emergência de Sete Lagoas e região. Já o deputado federal Eduardo Azeredo ressaltou que a obra só foi possível devido à união de diversos níveis do Governo Federal, Estadual e Municipal, promovendo um atendimento mais adequado nesse setor fundamental que é a Saúde. “É o setor de maior preocupação da população brasileira”, afirmou.

upa-inauguracao-slO Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, disse que Sete Lagoas precisa de um equipamento como esse para atender a questão da urgência e emergência. “O prefeito Marcio Reinaldo está fazendo uma verdadeira revolução na Saúde, melhorando a atenção básica hospitalar, e essa UPA vem completar o Sistema Municipal e Regional de Saúde.

Por fim, o prefeito Marcio Reinaldo encerrou a solenidade saudando todas as autoridades presentes e enfatizou que o Governo Federal está dando todo apoio necessário a Sete Lagoas. “Temos levado vários desafios a Brasília, e eles não tem faltado com nenhum pedido que fazemos. Sete Lagoas está participando de um edital público nacional para ser credenciada como uma cidade capaz de receber uma Faculdade de Medicina. “Queremos que a Saúde chegue ao povo. Acabamos de receber cinco médicos cubanos, e em breve teremos mais sete, para atender a população mais carente de Sete Lagoas. Estou muito feliz por essa inauguração, por essa entrega ao nosso povo dessa unidade. E graças a Deus estamos tendo a oportunidade de fazer um contrato com a Faculdade Lucas Machado (FELUMA). Com a flexibilidade que eles têm com os limites de gastos que o poder público sofre, podemos ter uma boa parceria para enfrentar os desafios”. Marcio Reinaldo concluiu afirmando que Sete Lagoas vai passar de 240 leitos da área pública para mais de 600 num prazo de 12 a 18 meses. Acrescentou também que as obras do Hospital Regional estão a todo vapor e que a previsão de entrega é para o final do ano que vem.

Deixe seu comentário!