buscar
segunda-feira, 19 de outubro de 2009 - 11h01 - da Redação

Betim tem novo CEP a partir de novembro


Alterar tamanho da fonte  Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Redefinir tamanho da fonte

Medida visa à melhoria na distribuição de correspondências no município e mais comodidade aos moradores

A partir do próximo dia 3 de novembro, o município de Betim passará por uma mudança completa do Código de Endereçamento Postal (CEP). A cidade, que completou 70 anos em 2008, vem se desenvolvendo de maneira substancial ao longo desse tempo, porém, a vigente codificação precisou acompanhar as mesmas proporções de crescimento do município, cuja população já chega a 450 mil habitantes. Com o progresso do município, surgiram situações como: o esgotamento dos números disponíveis em algumas regiões e sobras em outras, ruas com o mesmo número de CEP, faixas de CEP correspondendo a vários bairros distintos e até mesmo algumas regiões sem número. Tal cenário dificulta o processo automatizado de separação dos objetos postais nas unidades dos Correios, além de gerar dificuldades à população em situações cadastrais junto a empresas e órgãos públicos.

Outro motivo para a alteração é a necessidade de adequar o cadastro dos Correios às recentes alterações promovidas pela Câmara e Prefeitura nos limites de ruas e bairros do município. Por isso, os Correios, em parceria com os poderes executivo e legislativo de Betim, realizaram o estudo com o objetivo de recodificar toda a cidade. Com a alteração do CEP, Betim contará com um novo cadastro totalmente adequado à sua realidade, passando de 40 mil possibilidades, para 100 mil registros possíveis em uma faixa exclusiva para a cidade: de 32600-000 a 32699-999.

Apesar da significativa mudança, os Correios garantem a distribuição dos objetos postais desde que estejam com os endereços corretos. Contudo, de acordo com o gerente operacional de cartas dos Correios em Minas Gerais, Willians Celeste, a população deve estar tranquila e atenta durante o período de transição. “Os grandes usuários, como prefeitura, algumas empresas da região e concessonárias de serviços públicos vão receber a relação do CEP atualizada, porém, contamos com o apoio da população na atualização dos números de CEP junto aos respectivos remetentes usuais no menor prazo possível, visando evitar eventuais atrasos. É importante cada um conhecer qual é o novo CEP de seu endereço, e atualizar seu cadastro em bancos, editoras, e outros.”.

Cabe ressaltar que os novos números estarão disponíveis à população a partir do próximo dia 3 de novembro, quando os usuários poderão consultá-los gratuitamente por meio da internet, no site www.correios.com.br, ou ainda pelo telefone 0800 725 7282.

Código de Endereçamento

O Código de Endereçamento Postal é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos postais, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios. Com o CEP inadequado ou errado, as correspondências e encomendas demandam mais tempo para serem devidamente separadas e entregues. Há, ainda, a possibilidade de algum objeto ser entregue em endereço indevido, dada à existência de mais de uma rua com o mesmo nome numa cidade. Basta observar, por exemplo, quantas ruas de nome São João é possível encontrar numa cidade de médio ou grande porte, para perceber a importância de se usar o CEP correto.

Fonte: Assessoria de Comunicação dos Correios – DR/MG.

3 comentários sobre “Betim tem novo CEP a partir de novembro”


  • Alexandra Gaspar disse:

    Prezados,
    boa tarde, gostaria de saber onde consigo um arquivo em excel dos cep´s de Betim com os devidos logradouros e bairros.
    Aguardo retorno o mais breve possível.
    Grata,
    Alexandra Gaspar

  • maria helena de andrade campos disse:

    aguardo resposta urgente!

  • maria helena de andrade campos disse:

    gostaria de saber porque os correios diz que não existe a rua açafates,? não gostaria de mudar o nome da minha rua.

Deixe seu comentário!