Home Colunas Beleza A importância da nutrição para o corpo-entrevista exclusiva com o nutricionista Alessandro Passeri

A importância da nutrição para o corpo-entrevista exclusiva com o nutricionista Alessandro Passeri

8 min read
0
0

A busca pelo corpo perfeito tem levado muitas pessoas a colocarem sua vida em risco. Dietas “milagrosas”, chás, uso de medicamentos indiscriminados, entre outros. Geralmente, as mulheres são mais suscetíveis a esses casos. Conversamos com o nutricionista, Alexandre Passeri, sobre o assunto. Acompanhe abaixo:

Metropoli On line: Os padrões de beleza ditados na sociedade e a busca pelo corpo perfeito que cada vez mais vem afetando o psicológico e a saúde das pessoas, em sua grande maioria tem afetado as  mulheres. Como lidar com isso?

Alessandro Passeri : Hoje em dia não existe mais, “A Mulher”. O que temos são “ As Mulheres”, no plural. Mulher que quer ficar magra, definida, mulher musculosa, fases da mulher: gestação, pós gestação, menopausa, fase adulta, etc. Cada mulher carrega em si uma vivência e uma experiência. Isso por si só, classifica a dieta que é própria para uma pessoa por idade, atividades, objetivos e disponibilidade. Além de tudo isso tem a mulher produtiva seja dona de casa ou executiva. A todo momento é um “copia e cola” de dieta, da medicação, da mídia, mas essa mulher quer resultados. Em sua grande maioria procuram o caminho mais rápido e mais econômico (medicamentos, estimulantes hormonais, hormônios). É importância dizer que nenhuma ação de medicamento ou suplemento tem tanto efeito quanto a nutrição. Eles deixam de fazer efeito por não ter os nutrientes suficientes para garantir seu efeito. Colocando no dia-a-dia é como se depositássemos dinheiro em uma poupança e deixássemos de pagar as contas. Ou seja, a pessoa até atinge um certo resultado, mas que não a satisfaz. Além disso, aquelas que tentam emagrecer, por exemplo, correm o risco de engordar o dobro.

MO:Infelizmente, muitas pessoas recorrem a dietas e receitas da internet, chás “milagrosos”, medicamentos sem prescrição médica, indiscriminadamente . Qual a importância da orientação de um profissional?

AP:Um simples chá pode causar sérios problemas para saúde. Um exemplo é o chá verde, que pode causar até problemas na pressão arterial. A dieta é 70% do resultado da atividade física. Importante lembrar que, conforme a lei Federal Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1991, somente o nutricionista pode receitar dietas.

MO: Ocorre de vermos pessoas eliminando alimentos para tentar alcançar o objetivo. É correto fazer isso? Há riscos á saúde ao fazer isso?

Nenhum alimento é eliminado da alimentação. Somente em caso de intolerância, comprovada por exames clínicos. Tudo o que você restringir em sua dieta, você deve analisar quanto tempo vai resistir. Se não for resistir por muito tempo, já prova que o efeito é temporário, gerando efeito sanfona ou criar massa magra.

 MO:Como iniciar uma rotina de hábitos saudáveis?

AP:A primeira fase é a adaptação. A segunda fase é entrar na rotina. Com o tempo vira hábito. Quando chega ao hábito começa a tirar a dieta de letra. O paciente quando chega ao consultório já tem uma ideia das alterações, já sabe que vai ter mudanças. Mostro sempre a parte positiva, que é o paciente levar um novo habito para casa, apresentar novos sabores de um jeito diferente.

A mulher não pode ser vista apenas como alguém que tem que que comer “batata doce e frango” . Elas necessitam de uma aceitação social e uma aceitação pessoal. Então monto o perfil dessa mulher de modo individual, dentro da sua realidade, de acordo com sua disponibilidade de aceitação. Monto a dieta com suplementos dentro de um processo evolutivo, ou seja, com retornar a consultas. A pessoa que decide mudar, tem que ser de dentro para fora. A decisão é dela. O nutricionista não pode ser como uma muleta.

MO: Deixe uma mensagem de incentivo a todos(as) que precisam iniciar uma mudança e criar hábitos saudáveis .

Quanto custa o seu sonho? Quanto sacrifício vale você melhorar sua autoestima? As pessoas que venceram foram aquelas que modificaram o presente e não ficaram pensando no futuro. Ou seja, atitude já! Conhecer a si próprio é divino. Tudo o que está fora é m espelho do que você tem internamente.

 

Por Redação

Alexandre Passeri é
Nutricionista formado pela Universidade Guarulhos de São Paulo, pós-graduado em Nutrição Esportiva, Nutrição Clínica e Fitoterapia e estudante de Couch pelo instituto Brasileiro de Couch com certificado internacional.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Redação
Carregar mais Beleza

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

Esta semana o Ferro Velho Pub realiza Sexta Mix em prol da APAE

Dia 26 de maio, sexta-feira, a partir das 22 horas, no Ferro Velho Pub, acontece o show em…