Home Educação Faculdade ou curso técnico?

Faculdade ou curso técnico?

10 min read
29
1

diplomaEsta pode ser uma dúvida para muitas pessoas, afinal tanto a faculdade quanto o curso técnico tem suas vantagens e desvantagens. O valor do curso, o tempo de duração, aulas expositivas versus aulas práticas, tudo isto pode e deve pesar na hora de decidir entre fazer uma faculdade ou um curso técnico.

Mas quais as características mais importantes? Como são as aulas em um curso superior e no curso de nível técnico?

Curso técnico

O curso técnico tem a característica de ser mais prático. Normalmente, ele prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho agora, ou seja, é um curso muito focado nas necessidades do dia-a-dia das empresas.

Outro fato a ser considerado é que o curso técnico é de curta duração, o que torna necessário focar apenas nas questões fundamentais, deixando de lado outros fatores como pesquisa e muitos conteúdos teóricos.

Convém ressaltar ainda que alguns cursos técnicos tem um currículo muito específico, e não há similar em cursos superiores. Isto torna os cursos técnicos uma alternativa bastante viável, por oferecer realmente um diferencial em relação a uma faculdade.

Faculdade

Na faculdade ocorre o inverso do curso técnico. Há uma quantidade maior de disciplinas a cursar e também um enfoque mais teórico. Por serem cursos de longa duração, há mais tempo para desenvolver pesquisas e abordar assuntos conceituais. Os cursos superiores também focam disciplinas correlatas, coisa que não ocorre com muita frequência nos cursos técnicos.

É inegável que uma faculdade terá peso maior no seu currículo. Sem contar que você poderá fazer depois uma pós-graduação ou outra especialização.

Coerência na escolha

Deve-se avaliar muito bem antes de tomar uma decisão, entre faculdade ou curso técnico. Para aqueles que precisam trabalhar e que talvez dependam deste trabalho para financiar uma faculdade, a dica é fazer um curso técnico para tentar entrar logo no mercado de trabalho e depois cursar uma faculdade.

Podemos ainda considerar os cursos superiores de 2 anos, que tem característica de curso técnico, mas são faculdades. A procura por este tipo de curso tem crescido muito como uma alternativa. Nessa categoria há também a faculdade à distância que teoricamente tem o mesmo conteúdo de uma faculdade presencial.

Se você ainda não sabe se deve investir em um curso técnico ou encarar uma faculdade, veja a opinião de especialistas e decida qual o melhor caminho. Tanto os cursos técnicos, quanto a graduação tem vantagens e desvantagens, depende do objetivo de cada um.

Veja agora uma entrevista com o Diretor Executivo da Faculdade Ciências da Vida, Valcir Farias.

Valcir Farias
Valcir Farias

M – Qual a diferença entre curso técnico e faculdade?

V – O curso técnico tem uma duração menor, em média 18 a 24 meses, e a graduação varia de acordo com as autorizações do MEC; essa é a primeira diferença. A segunda, é a profundidade do conhecimento que se tem. Obviamente no curso de graduação se aprofunda mais o conhecimento, até mesmo porque o tempo que se tem é muito maior. A terceira é o preço. O preço do curso técnico normalmente é bem mais baixo do que o de uma graduação. Outra coisa é que, pelo curso técnico ter menor duração, a inserção do profissional no mercado de trabalho acontece muito mais rápido.

M – Quais as vantagens do curso técnico?

V – São várias. Por ser mais rápido, a geração de renda é maior. A pessoa começa a estudar e em um ano e meio já está preparada para atuar no mercado de trabalho. Há também mais vagas no mercado de trabalho para profissionais do nível técnico, pois cada profissional do nível superior vai gerenciar uma série de profissionais do nível técnico.

M – E financeiramente falando, depende também do profissional?

V – Nós temos, por exemplo, vários alunos que já estão inseridos no mercado. A remuneração é melhor para o profissional graduado, mas pode acontecer. Em casos isolados, como técnico em informática por exemplo, tem muito mercado, mas em áreas como da saúde, não. O mercado absorve os dois, porque há uma diferença de necessidades. A demanda para o nível técnico é maior.

M – A procura por cursos técnicos mudou nos últimos anos?

V- Tem aumentado a cada ano. O nosso foco é na área da saúde, mas não só nessa área como em todas as outras o aumento é bem significativo.

M – Ter um curso técnico elimina a necessidade de fazer uma faculdade?

V- Não. O conhecimento nunca vai ser eliminado. O profissional do nível técnico tem uma atuação limitada. Não se compara um curso que teve a duração de um ano e meio com um que durou quatro anos. Normalmente o que acontece é o profissional do nível técnico voltar aos estudos e ingressar em uma faculdade.

M – Qual é a vantagem de fazer um curso técnico antes da faculdade?

V – Primeiramente é a questão de remuneração imediata. Depois do curso técnico, já há atuação no mercado, o profissional adquire experiência na área escolhida. O aluno já fica bem à frente.

M – Quais são os cursos disponíveis na sua instituição hoje?

V- Hoje nós estamos com seis cursos técnicos que são Enfermagem, Laboratório de Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, Saúde Bucal, Massoterapia e Radiologia; e de graduação temos Psicologia e Enfermagem.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais da Redação
Carregar mais Educação

29 Comentários

  1. selha

    22/12/2014 at 16:36

    Estou em dúvida não sei se devo fazer um tecnico em estetica ou uma graduação de psicologia.favor me ajude

  2. Mariana

    19/03/2014 at 00:16

    Ola.
    Comecei a fazer o curso de RH a distância, mas nao gostei é muito voltado pra gestão se pessoas e não quero gerenciar nada nem ninguém, minha intenção era só trabalhar em um RH pra depois me formar em uma faculdade melhor com mais calma.
    Agora nao sei se continuo ou cancelo e faco um técnico em nutrição ou ate mesmo uma licenciado em ed. Fisica pra depois me especializar nessas áreas.
    Me ajude

  3. Makissimiliano Machado

    18/03/2014 at 07:15

    Estou cursando faculdade de letras inglês, e levará três anos para conclusão, meu curso possui habilitação em licenciatura.
    Acontece, que no emprego que me encontro agora, é o primeiro de carteira assinada, desagradável mas que está gerando a fonte de renda mínima para pagar minha graduação.
    Quero sair deste emprego, pois não me está sendo agradável. Porém, preciso de renda para pagar a faculdade. Outra, a renda atual não está rendendo pelos gastos com internet, computador e etc, pois faço na modalidade a distância.
    O que fazer ? Devo trancar a matrícula na faculdade e recorrer a um técnico para um trabalho mais agradável e tranquilo com renda mais em conta ou segurar a onda até o término da faculdade ?
    Alguém poderia me ajudar ?

  4. Tayna

    30/10/2013 at 23:24

    Gostei muito da entrevista! Mas de qualquer maneira tive ainda assim uma pequena duvida! Eu já trabalho em uma determinada área, claro que é totalmente diferente de Radiologia! Não tenho tanta pressa assim para me formar e relevante ou nao o fato de eu so querer fazer a faculdade? Ainda assim seria melhor o técnico para depois me graduar? Obrigada!

  5. Ingrid Souza Silva Tambori

    27/08/2013 at 22:27

    Poxa as duvidas eram muitas mais graças a essa entrevista estou satisfeita com as respostas.
    ainda tenho 17 anos e pretendo começar o curso técnico ano que vem 🙂 Obrigado

  6. bruna

    18/06/2013 at 10:52

    Excelente resposta mais quando o curso técnico tem quase a msm duração da faculdade, ainda sim tem necessidade de fazer uma faculdade?

  7. Michele

    27/02/2013 at 10:37

    Concordo! o técnico é ótimo, mas a faculdade também seria uma excelente escolha após o curso, o importante é a pessoa sempre buscar cada vez mais conhecimento e inovação, até porque o mercado busca não apenas funcionários, busca um profissional que possa fazer a diferença no seu ambiente. Mas de nada adianta a pessoa ter qualquer tipo de estudo, se não desempenha o suficiente e não põe em prática o que aprendeu, portanto se não houver vontade e dedicação, não vale a pena jogar dinheiro e tempo fora!

    Abraço

  8. julianamarques

    10/12/2012 at 15:07

    muito bom saber que não fiz uma escolha ruim.

  9. Gabriela Santos

    23/08/2012 at 13:21

    Gostei muito das respostas e não estou mais em dúvidas em relação ao curso tecnico e superior,mas eu ainda estou em dúvidas sobre o curso de radiologia,o mercado é bom,o salário idem?Me ajude por favor!Obrigada.

  10. raphael

    30/03/2012 at 22:32

    quais curso melhores enfermagem ou radiologio ????? aguardo sua resposta

  11. gedeon

    11/03/2012 at 14:20

    Obrigado pela ajuda tirou uma duvida que estava
    me incomodando, muito obrigado!

  12. Fernanda

    24/02/2012 at 17:15

    Nossa…..me vcs me socorreram…. tava muito na duvida agora ja sei o q vou fazer valewww!!!

  13. Junior

    28/01/2012 at 09:43

    Oi posso fazer um curso técnico e ao mesmo tempo uma unviversidade estadual?no caso o curso técnico seria no cefet..agradeço..

  14. Carla

    13/01/2012 at 10:34

    Me ajudou bastante ,Obrigada

  15. Junior

    22/12/2011 at 15:09

    Pode cursar um curso técnico no meu caso no Cefet e ao mesmo tempo uma universidade estadual?
    agradeço

  16. thaine

    15/12/2011 at 13:27

    foi muito bom ter lido essa reportagens,ajuda bastante a tirar as duvidas,
    agora ja sei qual opcao escolher.

  17. cassia

    25/11/2011 at 15:50

    Gostei muito do esclarecimento, consegui tirar minhas duvidadas, e agora sei o que fazer. muito bom.

  18. Beatriz

    03/11/2011 at 11:09

    Olá boa tarde , ficou bem claro a diferença entre os dois .
    Mais a minha dúvida foi que eu gostaria de fazer Estetica , e essa profissão so encontra em cursos tecnico como poderia resolver isso?

  19. angelita

    29/08/2011 at 20:23

    A minha duvida ainda é: faço faculdade de recursos humanos ou faço um tecnico em laboratorio em anilises clinicas, a diferença de valores é bem pouco,mais ainda tenho duvida se a faculdade “UVA” É UMA BOA OPCAO,me ajude me mande um email.

  20. Ana Flávia

    29/06/2011 at 13:49

    bem esclarecedora entrevista, ajudou muito a saber qual das duas seguir.!

  21. Kleber Fernando

    26/06/2011 at 15:03

    Olá eu tenho uma dúvida ,eu estou a fim de fazer curso téc.de contabilidade ao sábado mais ao mesmo tempo no meio da semana gostaria de fazer graduação de ciência contábeis.
    ficaria muito puxado ou da pra fazer os dois.

  22. klebson

    19/04/2011 at 12:23

    minha mae nao quer que eu faça faculdade mas um curso tecnico em eletronica mas eu queria ir pra faculdade mas ela nao deixa o que vcs acham

  23. Camila Souza

    07/04/2011 at 13:46

    Muito obrigada pela matéria, esclareceu muitas de minhas dúvidas 🙂

  24. Aldeni

    20/03/2011 at 01:53

    Prezado Prof. Valcir

    Fiz curso técnico em Telecomunicações pois já atuava numa empresa de Telecom, mas não tenho experiência em campo,somente interno. Pretendo fazer um bom curso de Inglês e uma faculdade à distância pra facilitar assim que obtiver outro emprego como Técnica em Telecomunicações interna. Em que o sr. pode me ajudar com informações no sentido de qual faculdade ou cursos para aperfeiçoamento ténico, até mesmo se for o caso de maior empregabilidade na área de saúde?

    Desde já agradeço,
    Aldeni Costa.

  25. isaíasd

    20/02/2011 at 10:47

    Ainda continuo com duvidas. Eu faço adiministraçao e ganhei uma bolsa de automaçao industrial ( tecnico) e nao sei o q faço agora

  26. suzane

    22/01/2011 at 00:01

    olá gostaria de saber se eu fazendo um curso tecnico de um ano e meio noturno no IFPA, posso cursar simultaneamente uma facudade superior na Em uma instituiçao federal. devido eu ter avaliado lei:Art. 2° da Lei 12.089, de 11 de novembro de 2009. avalie por mim e me mande resposta ao meu e-mail por favor!

  27. Adilson da Silva Guimaraes

    02/09/2010 at 21:43

    Prezado Sr Valcir Farias
    Discordo de sua opinião temos médicos que fazem mais de oito ano de faculdade e não conhece nada, é cego na sua especialidade no entanto foi acadêmico, tem o curso superior, mas de nada tem efeitos significativos com relação ao paciente e sim a evolução da patologia, para mim este seu comentário é inerente.
    Eu atuo como, ha mais de 40 anos na área de saúde tenho grande médicos que vive a minha margem de idade profissional, me respeito na área de REABILITAÇÃO.
    Não conhece a patologia reumática, a Drª Presidente do CREMEG, fez um relato muito importante, seria bom você estar a par deste relato, para refletir melhor, no diz. Meus pacientes são médicos, conceituados, não estou generalizar, nós temos bons médicos
    que entender e reconhece o teu erro, no procedimento do olhar clínico profissional.
    Atenciosamente
    Abraço

  28. […] Vocês poderão pesquisar mais sobre a diferença entre curso superior e curso técnico aqui, e aqui. […]

  29. Aleciane

    03/03/2010 at 15:45

    Eu acho uma boa fazer o curso tecnico adorei a reportagem, estava em duvida do k fazer mas agora nao, qeria poder saber mais e quais sao as melhores opcoes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

Veja Também

PM PRENDE ASSALTANTE EM SETE LAGOAS

PM prende assalto de loja esportiva …