buscar
sábado, 5 de julho de 2008 - 11h03 - da Redação

A chegada da Corte Portuguesa no Brasil em 1808


Alterar tamanho da fonte  Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Redefinir tamanho da fonte

* Wellington Brum Lima

Neste ano de 2008 está sendo comemorado os duzentos anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. Tal chegada foi considerada por muitos como benefício, por outros, como atraso para nossa terra. Mas, o importante que podemos tirar desse fato é conhecermos um pouco mais de nossa própria história.

A chegada da Corte Portuguesa no Brasil em 1808Passados todos esses anos temos um Brasil completamente diferente de quando a corte chegou ao Rio de Janeiro. Nossa indústria está em ascensão, temos faculdades à exaustão, várias produções artísticas brasileiras e etc. No entanto, tudo isso se iniciou com o príncipe regente João e seus seguidores, uma trupe enorme que modificou os hábitos daqueles que habitavam a colônia brasileira no início do século XIX. Inclusive, diga-se de passagem, implementando algumas formas não muito lícitas de se realizar o jogo político, que em muitos casos permanecem ativas até hoje na realidade tupiniquim, porém, para o bem da política e da sociedade estão sempre sendo combatidas.

Quanto a Dom João VI que sagrou-se neste título real aqui no Brasil, apesar de muitos considerá-lo como um incompetente, ao trazer o império português para a América e torná-lo sede da administração lusa colocou-nos no cenário mundial, prova disto foram às expedições científicas que vieram conhecer o ambiente brasileiro. Também, nesse sentido, a nossa produção gráfica e editorial começou a ser realizada, porque antes de 1808 nada podia ser produzido no Brasil se não fosse pela imprensa oficial, surgindo assim a nossa liberdade de imprensa.

Por isso, para além de abordagens meramente cômicas sobre a corte portuguesa, o que devemos procurar compreender quando vamos estudar ou ler sobre esse tema é como a história deve ser interpretada e reinterpretada ao longo do tempo para ampliarmos a nossa visão sobre o passado e sobre os fatos, reconhecer o que de positivo (ou negativo) pode-se deduzir das coisas e perceber o ruim por trás dos discursos, tirando proveito para o nosso próprio crescimento e de toda a sociedade.

Nesse sentido, a vinda da Corte Portuguesa para a realidade brasileira tem enorme significado, pois, de maneira crítica séria nos orienta a tentar conduzir um cenário tão complexo a todos, no dia-a-dia, a uma mínima compreensão de como ele se formou.

* Professor de História e bacharelando em Direito e pesquisador na área de história e teoria política.

1 comentário sobre “A chegada da Corte Portuguesa no Brasil em 1808”


Deixe seu comentário!